CINEMA E TV

Berlinale: Helen Mirren como Golda Meir, a “Dama de Ferro” israelita

De uma mulher de poder para outra: depois de Elizabeth II, a actriz Helen Mirren, que ganhou um Óscar em 2007 por “A Rainha”, interpreta uma personalidade menos consensual, Golda Meir, num filme apresentado na segunda-feira à noite na Berlinale.

Golda, o filme apresentado no Festival de Berlim na segunda-feira 20 de Fevereiro, e no qual Helen Mirren interpreta a personagem principal, está centrado na Guerra do Yom Kippur em Outubro de 1973 e naqueles dias que continuam a assombrar a memória colectiva em Israel no final do mandato de Golda Meir como primeira-ministra.

Apanhado de surpresa no meio das férias do Yom Kippur, as mais importantes do calendário judaico, o estado hebreu à beira do fogo cruzado do Egipto e da Síria. O exército israelita só conseguiu recuperar a vantagem após graves reveses e à custa de mais de 2.500 mortes. “Este é o Vietname de Israel”, disse o realizador Guy Nattiv numa conferência de imprensa, esperando que o filme reabrisse os debates no seu país.

Um empreendimento de reabilitação
No filme, “Golda não é mostrado como uma personagem totalmente lisa, cometeu erros, erros, mas assumiu responsabilidades, o que os líderes políticos não fazem hoje”, acrescentou ele. A mulher que foi um dos fundadores da nação e signatária da declaração de independência demitiu-se em 1974 e morreu quatro anos mais tarde. “Ela foi injustamente denegrida em Israel” e “nunca culpou ninguém” pelos erros cometidos, disse Helen Mirren à imprensa. Era uma líder que era “totalmente dedicada sem estar bêbeda de poder ou ditatorial”.

No filme, que opta por se centrar no ponto de vista das autoridades civis e militares israelitas, os combates só são mostrados do ar. Nascido em 1973, o realizador israelita afirma estar a reabilitar uma figura política que foi por vezes contestada, forte mas inflexível, e que tomou posições radicais sobre a questão palestiniana.

O filme não esconde a paralisia inicial do poder israelita, nem as dificuldades em convencer a América de Richard Nixon, no meio da Guerra Fria, a ajudar o seu aliado. No ecrã, Helen Mirren, 77 anos, mistura-se no papel, interpretando um líder trabalhista crepuscular, sozinho com as decisões mais difíceis, fumando cigarro atrás de cigarro.

Enquanto gere a crise mais grave do seu país, ela trata secretamente o cancro que a corrói, que a armada de ministros militares e governamentais, todos homens, sob a sua autoridade, não devem conhecer. No filme, a sua única confidente é a sua assistente próxima, interpretada por Camille Cottin, que se tornou famosa na série Dez por cento e que está a seguir uma carreira internacional que já a levou a aparecer ao lado de Matt Damon (Stillwater) e Ridley Scott (House of Gucci).

Uma controvérsia no Reino Unido
Filmado em inglês, com uma actriz principal britânica, o filme já causou controvérsia no Reino Unido, com alguns questionamentos sobre a escolha de uma actriz não judia para interpretar Golda Meir.

“Fiquei surpreendido ao ver esta reacção”, disse o realizador Guy Nattiv numa conferência de imprensa, dizendo que era tão absurdo decidir que só os actores judeus podiam interpretar personagens judaicas como proibir os judeus de interpretar personagens não judaicos. “Limitaria as possibilidades [dos actores] a tal ponto”, sublinhou ele. “Os actores israelitas ou judeus não têm limitações para interpretar em qualquer parte do mundo. “E se amanhã fizermos um filme sobre Jesus Cristo, quem irá interpretá-lo? Um judeu ou um não-judeu?”, lamentou Lior Ashkenazy, General David Elazar no filme. “Bem, eu não!” riu Helen Mirren.

Golda Meir ficaria “horrorizada” com a situação em Israel.

Golda Meir, que morreu há 45 anos, ficaria “completamente horrorizada” com a actual política do Estado judaico, disse Mirren numa entrevista à AFP. O líder trabalhista partilhava o “idealismo” dos fundadores do Estado hebraico, longe da actual reforma do sistema judicial, que marcaria “a chegada da ditadura”, de acordo com a actriz. O parlamento israelita aprovou na terça-feira, em primeira leitura, duas disposições desta controversa reforma. O projecto mobilizou uma grande parte da opinião pública contra o mesmo desde que foi anunciado no início de Janeiro pelo governo formado pelo Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu (à direita) com partidos de extrema-direita e formações judaicas ultra-ortodoxas.

“Penso que seria uma completa inversão e negação dos seus valores”, disse a actriz sobre a reforma, que a ONU pediu na terça-feira para suspender, preocupada com as suas consequências para os direitos humanos e a independência judicial. “Esta é a chegada da ditadura e a ditadura sempre foi inimiga do povo de todo o mundo, e é isso que (Golda Meir) pensaria”, acrescentou ela. “Penso que estamos à beira de perder a democracia, e penso que se Golda estivesse viva e visse isto, ela iria querer voltar para a sua sepultura”, disse à AFP o realizador israelita Guy Nattiv do filme. “Ela foi muito honesta. Ela também assumiu a responsabilidade por tudo, e acreditava totalmente no sistema de justiça. Portanto, é totalmente o oposto do que vemos hoje, e para mim é terrível”.