Uncategorised

Desvendando os 10 Maiores Mitos da Física e Astronomia de 2023

Em 2023, a ciência avançou em muitos aspectos da física e da astronomia. No entanto, também surgiram manchetes sensacionalistas que não refletem a verdade sobre o nosso Universo. Não, ainda não encontramos um supercondutor à temperatura ambiente, não refutamos a expansão do Universo ou a teoria do Big Bang, não descobrimos que o cosmos é duas vezes mais velho do que pensávamos, nem descobrimos tecnologia alienígena no fundo do mar. Houve muita ficção permeando as notícias científicas este ano, e o frustrante é que essas histórias falsas são apresentadas como fatos reais. Aqui estão 10 mitos que você pode querer conhecer a verdade por trás.

1. Astrônomos encontraram as primeiras estrelas do Universo. Verdade: elas certamente estão lá fora, mas permanecem não descobertas até agora.
  2. A matéria escura tem natureza ondulatória. Verdade: um sistema mal observado não é base para conclusões tão abrangentes.
  3. As galáxias distantes do JWST refutam o Big Bang. Verdade: os desvios das expectativas são pequenos e permanecem consistentes com a cosmologia moderna.
  4. A expansão do Universo é uma miragem. Verdade: experimentos laboratoriais terrestres contradizem as suposições não físicas do estudo.
  5. O Universo tem, na verdade, 26,7 bilhões de anos. Verdade: observações históricas descartam essa alternativa.
  6. LK-99 é um supercondutor à temperatura ambiente. Verdade: sua resistência nunca cai a zero; ele nunca superconduz.
  7. O exoplaneta K2-18b é um mundo oceânico habitado. Verdade: essa afirmação desmorona sem a detecção de sulfeto de dimetila.
  8. O tempo corria mais devagar no passado cósmico. Verdade: a passagem do tempo permanece inalterada, mas a expansão cósmica dilata a luz propagada.
  9. Estrelas binárias comprovam (ou refutam) a MOND. Verdade: este método cheio de incertezas só gera conclusões não confiáveis.
  10. Tecnologia alienígena foi descoberta no fundo do mar. Verdade: essa é uma afirmação sem qualquer evidência científica.

FAQ

O que é um supercondutor?
Um supercondutor é um material que pode conduzir eletricidade sem resistência quando resfriado a temperaturas extremamente baixas.

O que é a teoria do Big Bang?
A teoria do Big Bang é a explicação predominante sobre a origem do Universo. Sugere que o Universo começou como um ponto extremamente quente e denso há cerca de 13,8 bilhões de anos e tem se expandido desde então.

O que é matéria escura?
A matéria escura é um tipo de matéria que não interage com a luz ou outras formas de radiação eletromagnética, tornando-a extremamente difícil de detectar. No entanto, os cientistas acreditam que ela existe devido aos efeitos gravitacionais que exerce sobre a matéria visível.

O que é MOND?
MOND, ou Dinâmica Newtoniana Modificada, é uma teoria proposta para explicar as discrepâncias entre as previsões da gravidade newtoniana e as observações de galáxias e aglomerados de galáxias. No entanto, ela ainda é um tópico de debate na comunidade científica.