Espelhando o Céu: Starlink da SpaceX Apresenta Filme Espelhado para Evitar Interferências na Astronomia
A SpaceX lançou recentemente 22 satélites Starlink de segunda geração com uma nova característica projetada para evitar interferências na astronomia terrestre: um “filme espelhado dielétrico”1. Essa inovação visa abordar as preocupações da comunidade astronômica sobre os satélites Starlink refletindo muita luz solar enquanto orbitam a Terra, o que pode causar interferências nas imagens astronômicas.
Desenvolvimento
O filme espelhado dielétrico foi desenvolvido pela SpaceX em resposta às preocupações sobre os satélites Starlink de primeira geração, que possuíam “viseiras solares” embutidas para evitar que a luz solar atingisse o hardware1. No entanto, essas viseiras causavam arrasto atmosférico e exigiam que os satélites fossem reposicionados com mais frequência. A nova solução da SpaceX é aplicar o filme espelhado dielétrico aos satélites de segunda geração, que dispersa a luz solar para longe da Terra e reduz o brilho em mais de 10 vezes em comparação com o filme espelhado de primeira geração10.
Conclusão
A introdução do filme espelhado dielétrico nos satélites Starlink de segunda geração representa um avanço significativo na mitigação das interferências na astronomia terrestre. Além disso, a SpaceX planeja oferecer o filme espelhado desenvolvido a terceiros “a preço de custo” para que todos os operadores de satélites possam utilizá-lo10. Isso demonstra o compromisso da empresa em trabalhar em conjunto com a comunidade astronômica e outros operadores de satélites para minimizar os impactos negativos da crescente presença de satélites em órbita terrestre baixa.
The source of the article is from the blog lisboatv.pt