O espaço sideral, essa vastidão infinita que nos rodeia, é mais do que apenas um vazio silencioso. De acordo com relatos de astronautas e estudos científicos, o espaço tem um cheiro peculiar que é uma mistura de carne queimada, gasolina e até mesmo álcool1.
Os capacetes espaciais, além de fornecerem o ar necessário para a sobrevivência dos astronautas, também servem para protegê-los de odores desagradáveis. Assim como a Terra, o universo emite vários odores de cada canto do cosmos infinito, muitos dos quais são geralmente desagradáveis1.
Embora seja impossível cheirar o cosmos sem enfrentar a morte certa, os astronautas há muito descrevem odores fortes que se apegam aos seus trajes espaciais depois que eles retornam às suas câmaras hermeticamente fechadas1.
Os astronautas das missões Apollo à Lua descreveram o cheiro do espaço como semelhante ao da pólvora, enquanto outros que percorreram a Estação Espacial Internacional compararam o cheiro ao de um bife queimado1.
De acordo com os cientistas, a fonte do cheiro metálico e de carne queimada pode ser atribuída aos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs), que são encontrados em alimentos carbonizados na Terra e ocorrem rotineiramente no espaço sideral. O cheiro metálico, no entanto, é provavelmente uma reação ao oxigênio, em vez de um que seja encontrado no espaço1.
FAQ
O que são hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs)?
Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs) são compostos químicos que contêm pelo menos dois anéis aromáticos de carbono e hidrogênio. Eles são encontrados em alimentos carbonizados e também ocorrem naturalmente no espaço sideral.
Por que o espaço tem cheiro de carne queimada e gasolina?
Os astronautas relataram que o espaço tem um cheiro que lembra carne queimada e gasolina. Isso é provavelmente devido à presença de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs) no espaço, que também são encontrados em alimentos carbonizados na Terra.
Por que o espaço tem um cheiro metálico?
O cheiro metálico associado ao espaço é provavelmente uma reação ao oxigênio. Quando os astronautas retornam de uma caminhada espacial e reentram em um ambiente com oxigênio, o cheiro metálico pode ser o resultado dessa reação.
The source of the article is from the blog revistatenerife.com