Na última segunda-feira, uma caminhada espacial planejada pela NASA na Estação Espacial Internacional (ISS) foi abruptamente interrompida devido a um vazamento de água no traje espacial de uma astronauta. Tracy Dyson e Mike Barratt estavam se preparando para sair da câmara de descompressão quando Dyson notou o problema ao mudar seu traje para a alimentação por bateria.
O objetivo da caminhada espacial era substituir uma caixa de comunicações defeituosa e coletar amostras de micróbios do exterior da estação. A atividade extraveicular (EVA) estava programada para durar cerca de sete horas, mas foi interrompida após apenas trinta minutos. Dyson relatou que havia água por toda parte, o que levou os controladores da missão em Houston a cancelar a operação imediatamente.
O vazamento foi identificado na unidade de serviço e resfriamento do traje de Dyson, que é responsável por fornecer energia, oxigênio e água durante as caminhadas espaciais. A astronauta descreveu a situação como um “verdadeiro espetáculo de neve” dentro da câmara de descompressão, com cristais de gelo se formando rapidamente.
Apesar do incidente, a NASA garantiu que os astronautas não estavam em perigo. Este evento é mais um de uma série de contratempos recentes para a agência espacial, incluindo um adiamento anterior de uma caminhada espacial devido a desconforto no traje de outro astronauta e atrasos no retorno da tripulação a bordo da espaçonave Boeing Starliner.
A NASA está agora investigando a causa do vazamento e determinará os próximos passos antes de reprogramar a caminhada espacial. Este tipo de problema não é inédito; em 2013, um astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) enfrentou uma situação crítica quando seu capacete começou a encher de água, quase resultando em afogamento.
A segurança dos astronautas continua sendo a prioridade máxima, e a NASA está tomando todas as precauções necessárias para evitar incidentes semelhantes no futuro.
The source of the article is from the blog papodemusica.com